terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Os rios

Quando estudámos os rios fizemos alguns trabalhos sobre o tema. Este é um trabalho sobre o Rio Sado realizado pelo Tomás do 4.ºano. Fez o trabalho, apresentou-o na aula e depois enviou-o por e-mail à professora.
RIO SADO

O Sado (antigamente chamado Sádão) é um rio português, que nasce a 230m de altitude, na Serra da Vigia e percorre 180 quilómetros até desaguar no oceano Atlântico perto de Setúbal.
No seu percurso passa por Alvalade e por Alcácer do Sal, sendo o seu estuário a separar Setúbal de Tróia. É dos poucos rios da Europa que corre de Sul para Norte, tal como o Rio Mira (Odemira, Alentejo), que é de menor dimensão.

No estuário do Sado habita uma população de golfinhos (roaz-corvineiro), que tem resistido à invasão do seu habitat pelo homem (tráfego marítimo para os estaleiros da Mitrena, para o porto de Setúbal e decorrente da pesca e da doca de recreio, além do ferry-boat de ligação entre margens).
O rio Sado não tem um grande caudal devido a vários factores, destacando-se dois: o clima mais árido do Alentejo, onde se encontra a sua nascente, e o desnível, pequeno, entre a altitude da nascente e a altitude da foz.
A sua bacia hidrográfica tem uma área de 7640 km2.

Sem comentários:

Enviar um comentário