sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Desabafo da professora


O PNL veio para promover nos alunos o gosto pela leitura, no entanto, segundo a minha opinião, não é com fichas de leituras, guiões copiados de aulas de PNP´s... que se vai conseguir esse objectivo primordial.
O professor tem que sentir o livro, portanto escolhê-lo de acordo com o seu gosto e a turma que tem à sua frente,  a sensibilidade das crianças que convivem com ele cinco horas por dia.
Depois, quando faz a leitura da obra tem que perceber qual a receptividade que os alunos têm em relação à história e a partir daí gerir as actividades seguintes.
O professor poderá ter planeado várias actividades e segui-las ou então só fazer uma parte, mas sobretudo seguir as sugestões dos alunos, dar-lhes espaço para darem as suas opiniões e saber, respeitando-as, guiá-los para não serem sempre trabalhos do mesmo tipo.
Tenho uma turma com quatro anos de escolaridade e o livro é sempre o mesmo para todos. Faço adaptações às actividades consoante o ano e divertimo-nos imenso.
Este desabafo vem porque fiz uma pesquisa sobre o livro que escolhi para hoje: "A girafa que comia estrelas" de José Eduardo Agualusa e vi guiões de leitura da obra "rígidos" e demasiado elaborados para parecer bonito mas que esquecem o essencial:
       Os alunos irão recordar a história? 
       A magia da leitura acontecerá dessa forma? 
       A imaginação deles ficará povoada por seres, lugares e histórias fabulosas?...
                                                      Não sei...
Hoje os meus alunos do 2.º, 3.º e 4.º ano estão a continuar a história com recurso ao computador Magalhães. Eles querem que a Olímpia encontre um anjo.  Eu senti o mesmo ao ler o livro. Faltava uma anjo...
A ideia é original? Não, talvez não! Mas o objectivo de promover o gosto pela leitura, este, certamente será cumprido.
Nas minhas pesquisas encontrei este link que é genial, fala sobre o prazer da leitura. Não fui capaz de seleccionar nenhum pedaço porque todo ele me encantou.
Aqui fica o link:
http://www.rubemalves.com.br/oprazerdaleitura.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário