sábado, 11 de dezembro de 2010

Visitas

Ao longo do período tivemos várias visitas na nossa escola.
Foram  elas: o pai, da Margarida e da Laura, que nos veio falar da sua profissão; o Comandante dos Bombeiros de Ansião; e o telefonista da Câmara Municipal, o Paulo, que nos falou da sua vida como invisual.
Foram visitas agradáveis que recebemos com todo o carinho e que nos permitiram tomar contacto com várias realidades.
Aprendemos muito com todos eles!
Com a profissão de camionista, descobrimos uma camião enorme para o qual tivemos oportunidade de subir. Fizemos várias perguntas sobre a vida num camião, as viagens e as responsabilidades. 









Com o Comandante dos Bombeiros, descobrimos como se combatem os incêndios, bem como outras tarefas que os bombeiros desempenham. Fizemos um simulacro de emergência e saímos todos da sala direitos ao ponto de encontro. Pelo caminho descobrimos várias deficiências que impediram uma saída rápida, como a porta do hall de entrada que estava fechada à chave e a acumulação de objectos na sala de aula em sítos impróprios.


Com o Paulo descobrimos que os super-heróis não usam capa. São pessoas como nós, que tiveram de aprender tudo de novo devido a circunstâncias da vida dolorosas, mas que não se deixaram vencer, e encontraram, aos poucos, formas de ultrapassar as dificuldades. O Paulo ficou invisual quando jovem adulto. Passou meses de desespero mas encontrou forças para refazer a sua vida e constituir família. Tem o Martim, um filho de 6 anos, forte e corajoso que o guia nos seu dia a dia e o apoia nas suas necessidades. O Paulo é o exemplo mais marcante que ficará para sempre nas nossas memórias e servirá de exemplos às nossas vidas.


Felicitamos também a Câmara Municipal de Ansião por nos ter permitido falar com o Paulo durante o seu período de trabalho, bem como por empregar pessoas do concelho válidas e exemplares como este ser humano incrível que nós conhecemos.


A professora e os alunos da turma 2 da EB1 de Casal Novo.
Para todos os que nos visitaram um muito obrigado, e voltem sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário