sábado, 11 de dezembro de 2010

Visitas

Ao longo do período tivemos várias visitas na nossa escola.
Foram  elas: o pai, da Margarida e da Laura, que nos veio falar da sua profissão; o Comandante dos Bombeiros de Ansião; e o telefonista da Câmara Municipal, o Paulo, que nos falou da sua vida como invisual.
Foram visitas agradáveis que recebemos com todo o carinho e que nos permitiram tomar contacto com várias realidades.
Aprendemos muito com todos eles!
Com a profissão de camionista, descobrimos uma camião enorme para o qual tivemos oportunidade de subir. Fizemos várias perguntas sobre a vida num camião, as viagens e as responsabilidades. 









Com o Comandante dos Bombeiros, descobrimos como se combatem os incêndios, bem como outras tarefas que os bombeiros desempenham. Fizemos um simulacro de emergência e saímos todos da sala direitos ao ponto de encontro. Pelo caminho descobrimos várias deficiências que impediram uma saída rápida, como a porta do hall de entrada que estava fechada à chave e a acumulação de objectos na sala de aula em sítos impróprios.


Com o Paulo descobrimos que os super-heróis não usam capa. São pessoas como nós, que tiveram de aprender tudo de novo devido a circunstâncias da vida dolorosas, mas que não se deixaram vencer, e encontraram, aos poucos, formas de ultrapassar as dificuldades. O Paulo ficou invisual quando jovem adulto. Passou meses de desespero mas encontrou forças para refazer a sua vida e constituir família. Tem o Martim, um filho de 6 anos, forte e corajoso que o guia nos seu dia a dia e o apoia nas suas necessidades. O Paulo é o exemplo mais marcante que ficará para sempre nas nossas memórias e servirá de exemplos às nossas vidas.


Felicitamos também a Câmara Municipal de Ansião por nos ter permitido falar com o Paulo durante o seu período de trabalho, bem como por empregar pessoas do concelho válidas e exemplares como este ser humano incrível que nós conhecemos.


A professora e os alunos da turma 2 da EB1 de Casal Novo.
Para todos os que nos visitaram um muito obrigado, e voltem sempre!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Natal

 O Natal está à porta.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Mundial da Luta contra a Sida


Neste dia comemora-se o Dia Mundial da Luta contra a Sida.
A Sida apareceu há já três décadas e os primeiros casos surgiram na comunidade homossexual, mas, hoje em dia, sabe-se que todas as pessoas podem " apanhar" este vírus mortal, pois ainda não há cura.

O Dia Mundial da Sida assinalou-se em Portugal com várias iniciativas para lembrar uma doença que, desde 1983, já infectou quase 35 mil pessoas no país e matou cerca de 25 milhões de pessoas em todo o mundo.




1 de Dezembro de 1910

Restauração da Independência


Em 1580, Portugal perdeu a sua Independência e passou a ser governado por um vice-rei espanhol, passando D. Filipe II de Espanha a intitular-se também Filipe I, rei de Portugal.
Filipe I nasceu em Valladolid, no ano de 1527 e tomou o Trono Português pela força iniciando um período muito mau para Portugal que durou 60 anos. Recebeu o cognome «O Prudente».
Filipe I faleceu em 1598.
Sucedeu-lhe seu filho Filipe II, de cognome «O Pio». Nasceu em Madrid, em 1578 e faleceu em 1621.
Filipe III sucedeu a seu pai Filipe II. Nasceu em Madrid, em 1605.
O povo português vivia cada vez mais revoltado; a decadência económica e política do país eram péssimas.
Em 1637, rebentou em Évora uma revolução a favor da independência de Portugal que saiu fracassada. Ficou conhecida como «A Revolta do Manuelinho».
Um grupo de quarenta portugueses, no mais absoluto segredo, preparou uma revolução. No dia 1 de Dezembro de 1640, concentraram-se no Terreiro do Paço e, ao soar da última badalada das nove horas, invadiram o Paço da Ribeira onde residia a Duquesa de Mântua, então regente do Rei de Espanha.
D. Miguel de Almeida (um velho fidalgo) assomou a uma varanda e gritou: - «Liberdade! Liberdade! Viva o Rei D. João IV!». A Duquesa tentou opor resistência, mas em vão. O português traidor ou Miguel de Vasconcelos, que era secretário da Duquesa correu a esconder-se num armário mas foi descoberto e pagou com a morte os ultrajes à Pátria. O Povo concentrou-se na Praça e aclamou o novo Rei, D. João IV (Duque de Bragança).
Nesse dia inesquecível, Portugal renasceu, recuperou a sua Independência e põs fim a 60 anos de ditadura espanhola.

Carlos Letra

Livro "História Cronológica do meu Portugal"

O Magalhães na sala de aula




Numa aula de Matemática, o Magalhães torna-se um prolongamento do trabalho.






Brincar à Matemática












Dia dos Bolinhos

O nosso colega Bernardo é alérgico ao ovo, por isso, ele trouxe-nos de casa uma receita e os respectivos ingredientes.

Bolo de bolacha










Dia dos Bolinhos

BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE CHOCOLATE E NOZES